Programa de Leitura e Letramento "Viagem ao Mundo da Literatura Infantil"
DADOS DA INSTITUIÇÃO:
1.
Unidade
Educativa: Afonso Pinto de Medeiros
1.2.
Endereço: Rua
Adalcides da Silva Galo, 118. Plácido de Castro.
1.3.
E-mail da escola:
escolaafonso pinto@yahoo.com.br
1.4.
E-mail
da diretora: nircesoriano@hotmail.com
1.5.
Número Total alunos da escola: 270.
1.6.
Modalidade
de Ensino: Educação Infantil (Pré I E Pré II)
1.7.
Número
total de alunos que participaram do projeto:
·
De
forma direta:
·
De
forma indireta:
1.8.
Nome do diretor(a) titular: Maria Nirce
Soriano de Oliveira
2.
DADOS
DO PROGRAMA
2.1.
Nome do Programa: Viagem ao Mundo da Literatura Infantil
2.2.
Duração do Projeto: 01de março a 31 de outubro de 2011
2.3.
Natureza Prioritária da ação: Educação(Leitura como fonte de prazer
e entretenimento);
2.4.
Beneficiados diretos e indiretos da ação: Beneficiários diretos
alunos e professoras e indiretos funcionários de apoio administrativos e
famílias dos alunos;
2.5.Número
total de pessoas beneficiadas:
2.6.
Histórico do Surgimento do ProGRAMA:
Iniciamos
o Programa Viagem ao Mundo da Literatura Infantil ainda no ano de 2002 com o
nome “Oficina de Leitura”. Nesse
primeiro, momento nossa maior preocupação, era ampliar o que as professoras e
alunos já sabiam sobre leitura e ampliar o repertório literário trabalhado
pelas professoras com os alunos, até então de Ensino Fundamental.
Com a
gradativa formação de nossas professoras em Pedagogia e demais licenciaturas a
fins, bem como a participação em cursos de capacitação oferecidos pela SEME,
tais como Gestar, Profa e Construindo Competência para Ensinar,
dentre outras palestras e oficinas das quais o grupo tem participado ao longo
desses anos. Também o foco da literatura em nossa escola foi mudando.
Já
como escola de Educação Infantil, desde o ano de 2006, abandonou-se a primazia
que era dada à Literatura como instrumento de alfabetização. Viemos a
compreender melhor a necessidade de trabalhar com nossos alunos o letramento.
Assim, avaliamos e mudamos as etapas de construção do Projeto, priorizando a
diversidade de linguagens e riqueza artística, a ludicidade dos gêneros trabalhados
bem como sua importância como instrumento usado por gerações para expressar a
percepção de mundo e a subjetividade de quem escreve.
Esperamos assim, oportunizar aos
educando conferir significado aos diversos gêneros que lhes serão apresentados,
segundo as relações que estabelecerá entre sua realidade e o texto lido,
ouvido, cantado, dramatizado, etc.Para isso no ano de 2011 além de saraus
literários, apresentações de peças teatrais , visitas a bibliotecas e o contato
diário com uma diversidade de gêneros textuais,criamos a pasta viajante que
pretende estender o prazer pela leitura também aos familiares das crianças.
2.7. Das Instituições Parceiras: Estabelecer
parcerias é fundamental para a manutenção e sucesso deste projeto.Temos contado
com parceiros que contribuem diretamente para os bons resultados alcançados .São
nossos parceiros o MEC por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola –PNBE; Secretaria
Municipal de Educação- SEME; Fundação Garibaldi Brasil;Centro de Multimeios de
Rio Branco e Biblioteca Pública Estadual.
2.8. Qual a importância da participação de cada um dos parceiros: Das contribuições
de cada parceiro destacamos a própria Secretaria
Municipal de Educação (SEME), que proporcionou programas de formação como Gestar,
Profa , Construindo Competências para Ensinar, Fórum Leitura no século XXI realizado em 2010 e também nos concede o
transporte às visitas realizadas dentro do projeto.Fundação Garibaldi Brasil que tem nos oferecido oficinas de
contação de histórias e oficina de teatro sempre que solicitamos e Centro de
Multimeios que sempre atenderam nossas solicitações com oficinas de Contação de
Histórias e também peças teatrais destinadas ao público infantil.Não podemos
deixar de mencionar a Biblioteca Pública Estadual que anualmente recebe nossas
crianças com uma maravilhosa programação literária, jogos e brincadeiras
infantis tão apreciados por nosso público alvo.Pelo MEC somos contemplados através
do Programa Nacional Biblioteca da Escola -PNBE com assinatura anual de
revistas Pátio , Nova Escola e Ciências Hoje e também a doação de títulos da
literatura Infantil para o nosso acervo.
2.9.Professora responsável pela
Coordenação dos trabalhos: A coordenação dos trabalhos tem sido
feita pela coordenadora pedagógica Maria do Socorro Marinho e a diretora Maria
Nirce Soriano de Oliveira que já participaram do projeto como executoras até o
ano de 2005, quando assumem a coordenação pedagógica e direção respectivamente.
3. DIAGNÓSTICO E METODOLOGIA UTILIZADA
3.1. Procedimentos Utilizados para o
Início da Ação:
Segundo artigo “A importância da leitura” publicada
na Folha Dirigida de 09.12.2010 de Terezinha Saraiva que comenta dados do
Programa Internacional de Avaliações de Alunos- PISA. “Temos no Brasil uma
séria dificuldade em leitura e compreensão de textos, localizar e associar,
informações, tirar conclusões”. Sabemos que esse mau desempenho na leitura
interfere e compromete também o desempenho das outras disciplinas assim ficamos
sempre na lanterna em se tratando de ranking internacional de avaliação de
nossos estudantes. Outrossim, dados nacionais têm dado conta do elevado índice
de analfabetismo funcional entre os jovens brasileiros .Dados do Indicador de Alfabetismo Funcional- INAF revela que só um
terço dos jovens brasileiros atingiu a alfabetização plena, até o ano de 2009 , 15% da população brasileira com idade
entre 15 e 24 anos que é considerada analfabeta funcional.
Diante do exposto
não podemos ficar imobilizados, mesmo
não sendo o foco da Educação Infantil a alfabetização ou preparação para uma
modalidade posterior de ensino. Temos visto que a alfabetização tal como tem
sido conduzida, não tem resolvido nossos problemas a contento. Precisamos desenvolver
em nossas crianças, jovens e adultos o gosto pela leitura bem como promover
ações que ampliem sua capacidade de compreensão dos textos a que têm acesso. Este esforço não pode ficar
restrito à ação da escola de Ensino Fundamental, mas precisa iniciar na família e ampliar-se já aqui na primeira
etapa da educação básica que é a PRÉ ESCOLA.
O primeiro passo deu-se ainda em 2002, com a necessidade
de capacitação do grupo de professoras. A partir de então, temos buscado
formação adicional com a participação em oficinas e palestras, como “Leitura e Escrita no Século XXI: O que Muda
para a Escola”, proferida pela educadora e pesquisadora equatoriana Rosa
Maria Torres no II Fórum Municipal de Educação, também promovido pela
Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2010.Também temos buscado a
ampliação do acervo de nossa sala de leitura, como forma de subsidiar as ações
do projeto.
Em
suma o trabalho com o Projeto Viagem ao Mundo da Literatura Infantil, visa
fundamentalmente desburocratizar o uso da Literatura Infantil, que muito tem
sido usado com a finalidade de alfabetizar, até certa medida impossibilitando
ao leitor a construção de múltiplos sentidos que o texto literário oferece.
Priorizamos
a diversidade de linguagens e riqueza
artística, a ludicidade dos gêneros trabalhados bem como sua importância como
instrumento usado por gerações para expressar a percepção de mundo e a
subjetividade de quem escreve.
Esperamos
assim, oportunizar aos educando conferir significado aos diversos gêneros que
lhes serão apresentados, segundo as relações que estabelecerá entre sua
realidade e o texto lido, ouvido, cantado, dramatizado, etc.
3.3. Estabelecimento de Objetivos:
Pretendemos
com este Programa, ampliar o contato com o Universo literário dedicado ao longo
da história da humanidade às crianças pequenas, visando:
·
Promover o gosto pela leitura;
·
Propor aos alunos contato prazeroso com a
linguagem escrita;
·
Ampliar o conhecimento de mundo dos
envolvidos bem como o autoconhecimento.
·
Ouça com interesse leitura de contos e demais
gêneros literários a que terá acesso;
·
Leia,
ainda que não convencionalmente;
·
Reconte contos ou fábulas ouvidos, observando
as características do texto recontado;
·
Faça uso dos livros sem rasgar ou amassar
suas folhas;
·
Respeite a fala dos colegas, ainda que tenha
opinião contrária.
· Observe a existência do outros modos de ser,
viver e trabalhar nas fábulas, contos... Ouvidos;
· Caracterize personagens (seu modo de viver),
tempo e espaço em que aconteceram os fatos, estabelecendo relações de
semelhança e diferenças com os dias atuais;
. Faça uso social da linguagem verbal e não- verbal em seu cotidiano;
3.4. Plano de Ações Desenvolvidas:
3.5.
Operacionalização do Projeto: A partir de gêneros literários cada turma fica
livre para a escolha dos gênero e autores. Abaixo temos algumas sugestões das
professoras e equipe técnico-pedagógica;
·
Contos;
·
Poesia/Poema
·
Fábulas;
·
Lendas;
·
Parlendas;
·
Cantigas;
·
Músicas Infantis;
·
Advinhas;
·
Quadrinhas;
·
Filmes;
. Livros de imagens;
. Placas de identificação das dependências da escola;
. Livros de imagens;
. Placas de identificação das dependências da escola;
Etapa 1-Apresentação do Projeto aos alunos:
Proposta de Encaminhamento. Promover
uma roda de conversa com os alunos para saber:
Quem tem livros em casa?
Quais os livros que você tem em casa que mais
gosta?
Seus pais ou avós contam histórias para
vocês?
Quem se lembra de uma história contada pelos
seus pais?
Além dos livros onde mais podemos encontrar
histórias?
Quem sabe recitar uma poesia?
Qual a cantiga que você mais gosta?
Etapa
2- Apresentação de um livro de Poesias
Proposta de Encaminhamento. Ler
uma poesia para a turma e perguntar:
O que vocês sentiram ao ouvir a poesia?
Qual o assunto da poesia? De que ou de
quem ela fala?
Informar que trata-se de uma poesia;
Informar o nome do autor(a) e ler para
as crianças um pouco de sua biografia;
Etapa
3-
A partir da Leitura de um livro de
literatura infantil
Propostas de Encaminhamento
- Desenhar a parte da historia que
mais gostou;
- Fazer a maquete do cenário da historia;
- Discutir sobre partes da historia de que os alunos mais
gostaram e o que foi aprendido a partir da leitura;
- Fazer o conto oral ou escrito tendo o professor como
escriba;
- A partir da programação da leitura ou contação de uma
história permitir aos alunos fazer inferência, (brincar de adivinhar o que vai
acontecer na parte seguinte...);
- Confeccionar livro de historia preferido, dando ênfase
no trabalho com a seqüência lógica dos acontecimentos;
- Realizar, em grupo, peças de teatro, improvisados com
professor e alunos como também inserida e melhor elaborada para apresentar a
outras turmas, pais ou funcionários da escola;
- Peças de teatro com fantoches de palito de picolé e
palco de caixa;
- Representar o cenário ou personagens de uma história
com desenhos individual e coletivos, promovendo o debate no grupo para resgatar
elementos do lugar como aconteceu o fato narrado;
- Imaginar finais diferentes para historias ouvidas;
- Pesquisar a história do autor da história preferida;
- Pesquisar a origem do conto, lenda, fábula preferida/
contexto da obra;
- Emprestar livro do conto, lenda, fábula, poesia... lido
para que a criança possa dispor dele em casa;
- Estabelecer com a turma acordos quanto ao uso do livro
e critério para o empréstimo e devolução;
- Lê
a história até um determinado trecho e a classe termina a leitura silenciosamente;
- Lê
um trecho da história e os alunos imaginam o final, narrando-o;
-
Leva os alunos a identificar personagens de uma historia, através da mímica;
- Conta a historia, solicitando a participação
das crianças na imitação de ruídos especiais como, por exemplo, do vento, do
avião, das ondas do mar, do tique taque do relógio etc... em vozes de animais,
em vozes de personagens humanos, em gestos ou atitudes de determinados
personagens etc... na interpretação através de desenhos.
- Selecionar
um gênero literário por semana oportunizando assim aos alunos o contato com a
diversidade literária
Etapa 4- A partir da Leitura de um livro de uma
poesia
Proposta de
Encaminhamento
- Recitar poesias para colegas e professores e/ ou
funcionários ou outras turmas;
- Pesquisar vida e obra de autor da poesia preferida;
- Fazer poesia coletiva com ou sem rima a partir de tema
sugerido ou livre;
- Convidar um dos poetas conhecidos da cidade para uma
conversa com os alunos;
- Visitar biblioteca da escola para procurar livros de
poesia;
- Recitar poesia
para os pais, em casa;
- Levar para casa livros de poesia;
- Ilustrar versos e ou estrofes da poesia.
- Promover recital de poesias na sala e no pátio da
escola;
Etapa 5- A partir da escuta e/ou leitura
de músicas ou cantigas
Proposta de
Encaminhamento
-
Pesquisar autores e cantores de músicas infantis;
-
Fazer coletânea de letras de músicas para a escola;
- Gravar CD de cantigas e/ou músicas para o acervo da
escola (na voz das crianças);
-
Etapa
6- A partir das manifestações do
folclore brasileiro
Proposta de
Encaminhamento
- Confeccionar livros de lendas recontado pelos alunos
tendo a professora como escriba;
- Pesquisar manifestações do folclore brasileiro e
acriano (lendas, mitos, causos, cantiga, etc...) com as famílias ;
- Brincar de roda;
- Fazer o registro coletivo da cantiga conhecida;
- Fazer escrita espontânea de parte da cantiga preferida;
- Convidar avós para falar de uso das cantigas de ninar e
roda, no seu tempo de criança;
-
Pesquisar com mães e avós como embalavam o sono dos filhos bebê;
-
Confeccionar livros de cantigas pesquisados e/ou conhecidos;
-
Organizar brincadeiras de roda envolvendo outras turmas;
-
Convidar pais ou avós para contar história, conto, lenda, fábula que gostava de
ouvir quando criança;
- Confeccionar painel
de personagens das histórias, conto, lenda, fábula ouvidos para exposição na
escola.
- Fazer mímica do personagem de folclore preferido,
- Fazer mímica do personagem de folclore preferido,
Etapa
7- Culminância do Projeto: Tenda da Leitura
A tenda
será construída no pátio da escola a partir do dia 17 de outubro, onde será
preparado um ambiente especial para leitura
e Contação de histórias. Nesses dias serão expostas as novas aquisições
para o acervo bibliográfico da escola, que deve ser ampliado a cada ano com o
recurso PDDE(Programa Dinheiro Direto na Escola). Assim, professora, pais e
alunos poderão deleitar-se com a leitura de belos contos, poesias e outros
gêneros literários. Como inovação para o ano de 2011, pretendemos com a
parceria dos pais, fazer o cantinho para a leitura na rede.
A tenda
permanecerá montada por 06 dias, sendo um dia especial para cada turma e
família. Assim:
- 19/10-
Turmas: 101 e 301 (sexta-feira).
- 22/10
- Turmas: 102 e 302 (segunda-feira);
- 23/10-
Turmas: 103 e 303 (terça-feira);
- 24/10-
Turmas: 104 e 304 (quarta feira);
- 25/10-
Turmas: 105 e 305 (quinta-feira);
- 26/10-
Turmas: 106 e 306 (sexta-feira).
Referências
Bibliográficas:
YUNES, E.; PONDÉ, G.
Leitura e leituras da literatura infantil. 2.ed. São Paulo:
FTD, 1989.
Acervo Bibliográfico
da Escola.
Visita à Biblioteca Pública Estadual
2011
Caixas de Leitura
Sarau literário 2011
Contação de Histórias 2011
Baú da Leitura 2011
Pasta Viajante 2011/ Sacola viajante em 2013
ANEXOS
PASTA
VIAJANTE
OLÁ!
SOU A PASTA VIAJANTE!
ESTOU AQUI PARA CUMPRIR UMA FUNÇÃO MUITO
IMPORTANTE. ENRIQUECER OS VÍNCULOS AFETIVOS E LITERÁRIOS ENTRE PAIS E FILHOS POR
MEIO DA LEITURA.
PARA
ISSO, TRAGO SEMPRE COMIGO MEU AMIGO LIVRO.
PAPAI
OU MAMÃE! DEDIQUE UM POUCO DO SEU TEMPO PARA LER JUNTO COM SEU FILHO (A)! ESTE
MOMENTO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA VOCÊS. NA SEGUNDA-FEIRA DURANTE A RODA DE
CONVERSA COM OS COLEGAS ELE (A) TERÁ A
OPORTUNIDADE DE RELATAR UM POUCO DAS HISTÓRIAS QUE VOCÊS LERAM JUNTOS DURANTE
ESTE MOMENTO TÃO PRAZEROSO.
ACREDITO
QUE O SUCESSO NA EDUCAÇÃO DA
CRIANÇA DEPENDE DA FAMÍLIA E
DA ESCOLA, POR ISSO
PRECISAMOS SER PARCEIROS
NESTA CAMINHADA.
“É NA
FAMÍLIA QUE ENCONTRAMOS O AMOR E A SEGURANÇA NECESSÁRIOS PARA CRESCERMOS
FELIZES.”
AH!
NÃO ESQUEÇA DE CUIDAR BEM DE NÓS E NÃO NOS DEIXEM ESQUECIDOS POR AÍ. LEMBRE-SE
QUE OUTRAS CRIANÇAS TAMBÉM NOS LEVARÃO PARA CASA.
PAPAI OU MAMÃE,
GOSTARÍAMOS
DE PARTICIPAR UM POUCO MAIS DESTE MOMENTO TÃO PRECIOSO EM SUAS VIDAS,
COMPARTILHE-O CONOSCO! RELATE PARA NÓS
COMO FOI REALIZADA A LEITURA COM SEU FILHO, POIS NA SEGUNDA-FEIRA A PROFESSORA
IRÁ LER PARA A TURMA.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DATA: ___/___/2012
PAPAI OU MAMÃE,
GOSTARÍAMOS
DE PARTICIPAR UM POUCO MAIS DESTE MOMENTO TÃO PRECIOSO EM SUAS VIDAS,
COMPARTILHE-O CONOSCO! RELATE PARA NÓS
COMO FOI REALIZADA A LEITURA COM SEU FILHO, POIS NA SEGUNDA-FEIRA A PROFESSORA
IRÁ LER PARA A TURMA.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DATA: ___/___/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário