Projetos

Programa de Leitura e Letramento "Viagem ao Mundo da Literatura Infantil"
 DADOS DA INSTITUIÇÃO:
1.    Unidade Educativa: Afonso Pinto de Medeiros
1.2.        Endereço: Rua Adalcides da Silva Galo, 118. Plácido de Castro.
1.3.         E-mail da escola: escolaafonso pinto@yahoo.com.br
1.4.        E-mail da diretora: nircesoriano@hotmail.com
1.5.          Número Total alunos  da escola:  270.
1.6.        Modalidade de Ensino: Educação Infantil (Pré I E Pré II)
1.7.        Número total de alunos que participaram do projeto:
·         De forma direta:
·         De forma indireta:
1.8.        Nome do diretor(a) titular: Maria Nirce Soriano de Oliveira

2.    DADOS DO PROGRAMA

2.1. Nome do Programa: Viagem ao Mundo da Literatura Infantil
2.2. Duração do Projeto: 01de março a 31 de outubro de  2011
2.3. Natureza Prioritária da ação: Educação(Leitura como fonte de prazer e entretenimento);
2.4. Beneficiados diretos e indiretos da ação: Beneficiários diretos alunos e professoras e indiretos funcionários de apoio administrativos e famílias dos alunos;
2.5.Número total de pessoas beneficiadas:
2.6. Histórico do Surgimento do ProGRAMA:
            Iniciamos o Programa Viagem ao Mundo da Literatura Infantil ainda no ano de 2002 com o nome “Oficina de Leitura”. Nesse primeiro, momento nossa maior preocupação, era ampliar o que as professoras e alunos já sabiam sobre leitura e ampliar o repertório literário trabalhado pelas professoras com os alunos, até então de Ensino Fundamental.
            Com a gradativa formação de nossas professoras em Pedagogia e demais licenciaturas a fins, bem como a participação em cursos de capacitação oferecidos pela SEME, tais como Gestar, Profa e Construindo Competência para Ensinar, dentre outras palestras e oficinas das quais o grupo tem participado ao longo desses anos. Também o foco da literatura em nossa escola foi mudando.
Já como escola de Educação Infantil, desde o ano de 2006, abandonou-se a primazia que era dada à Literatura como instrumento de alfabetização. Viemos a compreender melhor a necessidade de trabalhar com nossos alunos o letramento. Assim, avaliamos e mudamos as etapas de construção do Projeto, priorizando a diversidade de linguagens e riqueza artística, a ludicidade dos gêneros trabalhados bem como sua importância como instrumento usado por gerações para expressar a percepção de mundo e a subjetividade de quem escreve.
Esperamos assim, oportunizar aos educando conferir significado aos diversos gêneros que lhes serão apresentados, segundo as relações que estabelecerá entre sua realidade e o texto lido, ouvido, cantado, dramatizado, etc.Para isso no ano de 2011 além de saraus literários, apresentações de peças teatrais , visitas a bibliotecas e o contato diário com uma diversidade de gêneros textuais,criamos a pasta viajante que pretende estender o prazer pela leitura também aos familiares das crianças.


2.7. Das Instituições Parceiras: Estabelecer parcerias é fundamental para a manutenção e sucesso deste projeto.Temos contado com parceiros que contribuem diretamente para os bons resultados alcançados .São nossos parceiros o MEC por meio do Programa  Nacional Biblioteca da Escola –PNBE; Secretaria Municipal de Educação- SEME; Fundação Garibaldi Brasil;Centro de Multimeios de Rio Branco e Biblioteca Pública Estadual.


2.8. Qual a importância da participação de cada um dos parceiros: Das contribuições de cada parceiro  destacamos a própria Secretaria Municipal de Educação (SEME), que proporcionou programas de formação como Gestar, Profa , Construindo Competências para Ensinar, Fórum Leitura no século XXI realizado em 2010 e também nos concede o transporte às visitas realizadas dentro do projeto.Fundação Garibaldi Brasil que tem nos oferecido oficinas de contação de histórias e oficina de teatro sempre que solicitamos e Centro de Multimeios que sempre atenderam nossas solicitações com oficinas de Contação de Histórias e também peças teatrais destinadas ao público infantil.Não podemos deixar de mencionar a Biblioteca Pública Estadual que anualmente recebe nossas crianças com uma maravilhosa programação literária, jogos e brincadeiras infantis tão apreciados por nosso público alvo.Pelo MEC somos contemplados através do Programa Nacional Biblioteca da Escola -PNBE com assinatura anual de revistas Pátio , Nova Escola e Ciências Hoje e também a doação de títulos da literatura Infantil para o nosso acervo.
2.9.Professora responsável pela Coordenação dos trabalhos: A coordenação dos trabalhos tem sido feita pela coordenadora pedagógica Maria do Socorro Marinho e a diretora Maria Nirce Soriano de Oliveira que já participaram do projeto como executoras até o ano de 2005, quando assumem a coordenação pedagógica e direção respectivamente.

3.    DIAGNÓSTICO E METODOLOGIA UTILIZADA
3.1. Procedimentos Utilizados para o Início da Ação:
            Segundo artigo “A importância da leitura” publicada na Folha Dirigida de 09.12.2010 de Terezinha Saraiva que comenta dados do Programa Internacional de Avaliações de Alunos- PISA. “Temos no Brasil uma séria dificuldade em leitura e compreensão de textos, localizar e associar, informações, tirar conclusões”. Sabemos que esse mau desempenho na leitura interfere e compromete também o desempenho das outras disciplinas assim ficamos sempre na lanterna em se tratando de ranking internacional de avaliação de nossos estudantes. Outrossim, dados nacionais têm dado conta do elevado índice de analfabetismo funcional entre os jovens brasileiros .Dados do Indicador de Alfabetismo Funcional- INAF revela que só um terço dos jovens brasileiros atingiu a alfabetização plena, até o ano  de 2009 , 15% da população brasileira com idade entre 15 e 24 anos que é considerada analfabeta funcional.
Diante do exposto não podemos ficar imobilizados,  mesmo não sendo o foco da Educação Infantil a alfabetização ou preparação para uma modalidade posterior de ensino. Temos visto que a alfabetização tal como tem sido conduzida, não tem resolvido nossos problemas a contento. Precisamos desenvolver em nossas crianças, jovens e adultos o gosto pela leitura bem como promover ações que ampliem sua capacidade de compreensão dos textos a que têm acesso. Este esforço não pode ficar restrito à ação da escola de Ensino Fundamental, mas precisa iniciar  na família e ampliar-se já aqui na primeira etapa da educação básica que é a PRÉ ESCOLA.
O primeiro passo deu-se ainda em 2002, com a necessidade de capacitação do grupo de professoras. A partir de então, temos buscado formação adicional com a participação em oficinas e palestras, como “Leitura e Escrita no Século XXI: O que Muda para a Escola”, proferida pela educadora e pesquisadora equatoriana Rosa Maria Torres no II Fórum Municipal de Educação, também promovido pela Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2010.Também temos buscado a ampliação do acervo de nossa sala de leitura, como forma de subsidiar as ações do projeto.
Em suma o trabalho com o Projeto Viagem ao Mundo da Literatura Infantil, visa fundamentalmente desburocratizar o uso da Literatura Infantil, que muito tem sido usado com a finalidade de alfabetizar, até certa medida impossibilitando ao leitor a construção de múltiplos sentidos que o texto literário oferece.
Priorizamos  a diversidade de linguagens e riqueza artística, a ludicidade dos gêneros trabalhados bem como sua importância como instrumento usado por gerações para expressar a percepção de mundo e a subjetividade de quem escreve.
Esperamos assim, oportunizar aos educando conferir significado aos diversos gêneros que lhes serão apresentados, segundo as relações que estabelecerá entre sua realidade e o texto lido, ouvido, cantado, dramatizado, etc.

3.3. Estabelecimento de Objetivos:
Pretendemos com este Programa, ampliar o contato com o Universo literário dedicado ao longo da história da humanidade às crianças pequenas, visando:
·         Promover o gosto pela leitura;
·         Propor aos alunos contato prazeroso com a linguagem escrita;
·         Ampliar o conhecimento de mundo dos envolvidos bem como o autoconhecimento.
·         Ouça com interesse leitura de contos e demais gêneros literários a que terá acesso;
·          Leia, ainda que não convencionalmente;
·         Reconte contos ou fábulas ouvidos, observando as características do texto recontado;
·         Faça uso dos livros sem rasgar ou amassar suas folhas;
·         Respeite a fala dos colegas, ainda que tenha opinião contrária.
·       Observe a existência do outros modos de ser, viver e trabalhar nas fábulas, contos... Ouvidos;
·        Caracterize personagens (seu modo de viver), tempo e espaço em que aconteceram os fatos, estabelecendo relações de semelhança e diferenças com os dias atuais;
.        Faça uso social da linguagem verbal e não- verbal em seu cotidiano;
3.4. Plano de Ações Desenvolvidas:
(visualização indisponível)

3.5. Operacionalização do Projeto:  A partir de gêneros literários cada turma fica livre para a escolha dos gênero e autores. Abaixo temos algumas sugestões das professoras e equipe técnico-pedagógica;
·         Contos;
·         Poesia/Poema
·         Fábulas;
·         Lendas;
·         Parlendas;
·         Cantigas;
·         Músicas Infantis;
·         Advinhas;
·         Quadrinhas;
·         Filmes;
. Livros de imagens;
. Placas de identificação das dependências da escola;

   Etapa 1-Apresentação do Projeto aos alunos:
Proposta de Encaminhamento.  Promover uma roda de conversa com os alunos para saber:
Quem tem livros em casa?
Quais os livros que você tem em casa que mais gosta?
Seus pais ou avós contam histórias para vocês?
Quem se lembra de uma história contada pelos seus pais?
Além dos livros onde mais podemos encontrar histórias?
Quem sabe recitar uma poesia?
Qual a cantiga que você mais gosta?

Etapa 2- Apresentação de um livro de Poesias
Proposta de Encaminhamento.  Ler uma poesia para a turma e perguntar:
O que vocês sentiram ao ouvir a poesia?
Qual o assunto da poesia? De que ou de quem ela fala?
Informar que trata-se de uma poesia;
Informar o nome do autor(a) e ler para as crianças um pouco de sua biografia;

Etapa 3- A partir da Leitura de um livro de literatura infantil
Propostas  de Encaminhamento
            - Desenhar a parte da historia que mais gostou;
- Fazer a maquete do cenário da historia;
- Discutir sobre partes da historia de que os alunos mais gostaram e o que foi aprendido a partir da leitura;
- Fazer o conto oral ou escrito tendo o professor como escriba;
- A partir da programação da leitura ou contação de uma história permitir aos alunos fazer inferência, (brincar de adivinhar o que vai acontecer na parte seguinte...);
- Confeccionar livro de historia preferido, dando ênfase no trabalho com a seqüência lógica dos acontecimentos;
- Realizar, em grupo, peças de teatro, improvisados com professor e alunos como também inserida e melhor elaborada para apresentar a outras turmas, pais ou funcionários da escola;
- Peças de teatro com fantoches de palito de picolé e palco de caixa;
- Representar o cenário ou personagens de uma história com desenhos individual e coletivos, promovendo o debate no grupo para resgatar elementos do lugar como aconteceu o fato narrado;
- Imaginar finais diferentes para historias ouvidas;
- Pesquisar a história do autor da história preferida;
- Pesquisar a origem do conto, lenda, fábula preferida/ contexto da obra;
- Emprestar livro do conto, lenda, fábula, poesia... lido para que a criança possa dispor dele em casa;
- Estabelecer com a turma acordos quanto ao uso do livro e critério para o empréstimo e devolução;
- Lê a história até um determinado trecho e a classe termina a leitura                   silenciosamente;
- Lê um trecho da história e os alunos imaginam o final, narrando-o;
- Leva os alunos a identificar personagens de uma historia, através da mímica;
-  Conta a historia, solicitando a participação das crianças na imitação de ruídos especiais como, por exemplo, do vento, do avião, das ondas do mar, do tique taque do relógio etc... em vozes de animais, em vozes de personagens humanos, em gestos ou atitudes de determinados personagens etc... na interpretação através de desenhos.
- Selecionar um gênero literário por semana oportunizando assim aos alunos o contato com a diversidade literária

O Grande Rabanete de Tatiana Belink
Chapeuzinho Vermelho de Charles Perraut

        Fazer uso de diferentes técnicas e cenários para contar uma história .

Etapa 4- A partir da Leitura de um livro de uma poesia
Proposta de Encaminhamento

- Recitar poesias para colegas e professores e/ ou funcionários ou outras turmas;
- Pesquisar vida e obra de autor da poesia preferida;
- Fazer poesia coletiva com ou sem rima a partir de tema sugerido ou livre;
- Convidar um dos poetas conhecidos da cidade para uma conversa com os alunos;
- Visitar biblioteca da escola para procurar livros de poesia;
- Recitar poesia  para os pais, em casa;
- Levar para casa livros de poesia;
- Ilustrar versos e ou estrofes  da poesia.
- Promover recital de poesias na sala e no pátio da escola;


Etapa 5- A partir da escuta e/ou leitura de músicas ou cantigas
Proposta de Encaminhamento
- Pesquisar autores e cantores de músicas infantis;
- Fazer coletânea de letras de músicas para a escola;
- Gravar CD de cantigas e/ou músicas para o acervo da escola (na voz das crianças);
-
Etapa 6- A partir  das manifestações do folclore brasileiro
Proposta de Encaminhamento
- Confeccionar livros de lendas recontado pelos alunos tendo a professora como escriba;
- Pesquisar manifestações do folclore brasileiro e acriano (lendas, mitos, causos, cantiga, etc...) com as famílias ;
- Brincar de roda;
- Fazer o registro coletivo da cantiga conhecida;
- Fazer escrita espontânea de parte da cantiga preferida;
- Convidar avós para falar de uso das cantigas de ninar e roda, no seu tempo de criança;
- Pesquisar com mães e avós como embalavam o sono dos filhos bebê;
- Confeccionar livros de cantigas pesquisados e/ou conhecidos;
- Organizar brincadeiras de roda envolvendo outras turmas;
- Convidar pais ou avós para contar história, conto, lenda, fábula que gostava de ouvir quando criança;
- Confeccionar painel de personagens das histórias, conto, lenda, fábula ouvidos para exposição na escola.
- Fazer mímica do personagem de folclore preferido,


           
Etapa 7- Culminância do Projeto: Tenda da Leitura
            A tenda será construída no pátio da escola a partir do dia 17 de outubro, onde será preparado um ambiente especial para leitura e Contação de histórias. Nesses dias serão expostas as novas aquisições para o acervo bibliográfico da escola, que deve ser ampliado a cada ano com o recurso PDDE(Programa Dinheiro Direto na Escola). Assim, professora, pais e alunos poderão deleitar-se com a leitura de belos contos, poesias e outros gêneros literários. Como inovação para o ano de 2011, pretendemos com a parceria dos pais, fazer o cantinho para a leitura na rede.
            A tenda permanecerá montada por 06 dias, sendo um dia especial para cada turma e família. Assim:
 -  19/10- Turmas: 101 e 301 (sexta-feira).
-   22/10 - Turmas: 102 e 302 (segunda-feira);
 23/10- Turmas: 103 e 303 (terça-feira);
 24/10- Turmas: 104 e 304 (quarta feira);
 25/10- Turmas: 105 e 305 (quinta-feira);
 26/10- Turmas: 106 e 306 (sexta-feira).
           






Referências Bibliográficas:
YUNES, E.; PONDÉ, G. Leitura e leituras da literatura infantil. 2.ed. São Paulo:
FTD, 1989.
Acervo Bibliográfico da Escola.

Visita à Biblioteca Pública Estadual 2011


Caixas de Leitura
Sarau literário 2011



















Contação de Histórias 2011

Baú da Leitura 2011

Pasta Viajante 2011/ Sacola viajante em 2013
ANEXOS

PASTA
VIAJANTE







OLÁ!

SOU A PASTA VIAJANTE!
              ESTOU  AQUI PARA CUMPRIR UMA FUNÇÃO MUITO IMPORTANTE.  ENRIQUECER OS VÍNCULOS AFETIVOS E LITERÁRIOS ENTRE PAIS E FILHOS POR MEIO DA LEITURA.
       PARA ISSO, TRAGO SEMPRE COMIGO MEU AMIGO LIVRO.
              PAPAI OU MAMÃE! DEDIQUE UM POUCO DO SEU TEMPO PARA LER JUNTO COM SEU FILHO (A)! ESTE MOMENTO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA VOCÊS. NA SEGUNDA-FEIRA DURANTE A RODA DE CONVERSA COM OS COLEGAS ELE (A)  TERÁ A OPORTUNIDADE DE RELATAR UM POUCO DAS HISTÓRIAS QUE VOCÊS LERAM JUNTOS DURANTE ESTE MOMENTO TÃO PRAZEROSO.
              ACREDITO QUE O SUCESSO NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DEPENDE DA FAMÍLIA E DA ESCOLA, POR ISSO PRECISAMOS SER PARCEIROS NESTA CAMINHADA.
              “É NA FAMÍLIA QUE ENCONTRAMOS O AMOR E A SEGURANÇA NECESSÁRIOS PARA CRESCERMOS FELIZES.”
              AH! NÃO ESQUEÇA DE CUIDAR BEM DE NÓS E NÃO NOS DEIXEM ESQUECIDOS POR AÍ. LEMBRE-SE QUE OUTRAS CRIANÇAS TAMBÉM NOS LEVARÃO PARA CASA.




PAPAI OU MAMÃE,
                        GOSTARÍAMOS DE PARTICIPAR UM POUCO MAIS DESTE MOMENTO TÃO PRECIOSO EM SUAS VIDAS, COMPARTILHE-O CONOSCO!  RELATE PARA NÓS COMO FOI REALIZADA A LEITURA COM SEU FILHO, POIS NA SEGUNDA-FEIRA A PROFESSORA IRÁ LER PARA A TURMA.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DATA: ___/___/2012

PAPAI OU MAMÃE,
              GOSTARÍAMOS DE PARTICIPAR UM POUCO MAIS DESTE MOMENTO TÃO PRECIOSO EM SUAS VIDAS, COMPARTILHE-O CONOSCO!  RELATE PARA NÓS COMO FOI REALIZADA A LEITURA COM SEU FILHO, POIS NA SEGUNDA-FEIRA A PROFESSORA IRÁ LER PARA A TURMA.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DATA: ___/___/2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário