Projeto Político Pedagógico


1.                FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS


Os avanços da Psicologia Cognitiva no estudo do desenvolvimento humano permitiram salientar o caráter construtivo do processo de aquisição do conhecimento. Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre através de constantes desequilíbrios e equilibrações. O aparecimento de uma nova possibilidade orgânica no indivíduo ou mudança de alguma característica do meio ambiente, por mínima que seja, provoca a ruptura do estado de repouso da harmonia entre organismo e meio, causando um desequilíbrio. 
Uma vez em estado de “desequilíbrio”, dois mecanismos entram em ação para alcançar novo estado de equilíbrio. O primeiro é a “assimilação”, através dele o organismo desenvolve ações destinadas a atribuir significações, a partir de conhecimentos prévios aos elementos do ambiente com os quais interage.. O segundo é chamado de “acomodação”e seu papel é impelir o organismo a se modificar para ajustar- se às demandas impostas pelo ambiente.     
Embora sejam processos distintos, assimilação e acomodação, ocorrem ao mesmo tempo numa dada realidade. Mesmo em alguns momentos um prevalecendo sobre o outro.Desta forma, as professoras desta Escola se propõem a provocar situações desequilibradoras para os alunos, , desequilíbrios esses adequados ao nível do  desenvolvimento em que se encontram, de forma que seja possível a construção progressiva das noções e operações, ao mesmo tempo em que as crianças vivem intensamente.    
             Desta forma, mediante a realização de situações de ensino- aprendizagem significativas, o aluno conseguirá construir, modificar, diversificar e coordenar os seus esquemas, tecendo redes de significados que potencializarão o seu crescimento pessoal e o seu conhecimento do mundo físico-social.
            Como tem demonstrado Vygotsky, levando em conta o nível de desenvolvimento da criança, há uma diferença entre o que o aluno é capaz de fazer  sozinho e o que é capaz de fazer com a ajuda de outro.Cabe à intervenção pedagógica ser uma facilitadora da ampliação da zona de desenvolvimento proximal ,do aluno.Consideramos as interações professor x aluno , aluno x aluno, aluno x equipe escolar são potencializadoras da construção de diferentes saberes, necessários ao desenvolvimento integral das crianças.Portanto, têm que ser  planejadas e avaliadas continuamente.
           
   Em consonância com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil,  que diz  “...A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano.Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades”. Assim, organizamos nossa rotina escolar de modo a promover situações que requeiram a aprendizagem de procedimentos, conceitos e atitudes de cuidados com o corpo e ambiente em que vivem, visando sempre ampliar o que já sabem fazer sozinhos, para que aos poucos, tornem- se autônomos no uso dos banheiros, subir e descer escadas, uso do parquinho, escovação dos dentes, dentre outros cuidados indispensáveis ao bem-estar e saúde do corpo.
 Também de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
“cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda, simultaneamente, às demandas do grupo e às individualidades de cada criança.”(RECINEI , p....)

 O professor deve conviver com os alunos; observando seus comportamentos; conversando com eles; perguntando; sendo interrogado por eles; realizando experiências; trabalhos individuais, em diversos tipos de agrupamentos; como forma de estar, individualizando as situações de aprendizagem e verdadeiramente contribuindo para a construção de conhecimentos significativos a  cada educando.
  Uma questão importante que afeta o desenvolvimento e a aprendizagem da criança diz respeito ao brincar. Pois, a brincadeira possibilita à criança agir em função de uma situação real ou imaginária. Uma vez que nas brincadeiras as crianças expressam livremente seus sentimentos, emoções, emoções, conhecimentos e significados já vivenciados e elaborados por elas mesmas. Além disso, o brincar é uma oportunidade para a interação com  o outro de aprendizagens sobre os objetos à sua volta, regras que organizam as relações humanas e auxilia na tomada de decisões compartilhadas.Por isso, asseguramos momentos diários de brincadeiras livres e dirigidas pela professora, como um importante instrumento na promoção da aprendizagem e desenvolvimento de nossos alunos.   
            Concluímos assim que a ação educativa na Educação Infantil comprometida com o desenvolvimento integral da criança deve considerar a indissociabilidade do cuidar, brincar e educar. Para isso devemos estar atentos às necessidades de cada criança, para atendê-las em suas necessidades específicas, construindo vínculos de confiança com elas e fortalecendo sua autonomia.
                                                                                               

 

2.     FUNDAMENTOS ÉTICOS

  A Escola Municipal Afonso Pinto de Medeiros será conhecida como referência na comunidade e na Rede Municipal de Ensino, considerando que a nossa Visão  Estratégica tem como valores o respeito, a criatividade, o compromisso e o zelo.               

Respeito por desenvolvermos um trabalho voltado para a cidadania e inclusão social. As atividades são planejadas e desenvolvidas respeitando as diferenças individuais e o acompanhamento do professor é uma constante. Para verificarmos as mudanças e o crescimento do grupo, utilizamos diversos e eficazes meios didáticos.

 Esta tarefa exige, sobretudo, sensibilidade, humanidade e cooperação entre os vários segmentos da comunidade escolar. Estes, agindo como pessoas sensíveis e capazes de observar o aluno como ser humano sujeito do próprio conhecimento.

 Criatividade para solucionar os problemas e superar as dificuldades. É no fazer cotidiano, diante de atitudes equivocadas que todos vão se superando. Não temos medo do novo, nesta escola o novo não assusta. Planejamos nossas ações, avaliamos os resultados e replanejamos. Com criatividade enfrentamos os desafios sem medo de não saber como fazer ou de experimentar o novo. Quando erramos, encaramos os “erros” como positivos e inevitáveis, pois, aprendemos a partir deles. Erros nesses casos são tentativas de acertos, é graças a eles que novos conhecimentos são elaborados e novas descobertas são feitas.
            Compromisso com a qualidade do trabalho que fazemos. Para isso, cada funcionário é sensibilizado através de estudo e discussões a desempenhar sua função com compromisso e zelo, onde cada um faz a sua parte, com responsabilidade consigo mesmo, com a escola/alunos e com o mundo. Assim temos: aulas atraentes; alimentação escolar bem preparada; limpeza bem feita e comunidade contente com os resultados do planejamento, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados por cada aluno.
  Zelo pela segurança e bem estar de nossos alunos e colegas de trabalho, para isso tomamos algumas medidas necessárias como uso de carteira de identificação para retirada das crianças da escola, definimos regras claras de tratamento dispensado a alunos, funcionários e familiares em Regimento Interno da Escola, promovemos palestras educativas à comunidade com temas atinentes à segurança e saúde. Além disso, cuidamos e conservamos o patrimônio público sob nossa responsabilidade.
Temos, portanto como visão de futuro que esta escola seja reconhecida pelas decisões compartilhadas com respeito, criatividade, compromisso e zelo em tudo que fazemos.
             Nossa missão hoje é proporcionar ao educando um ensino de qualidade, voltado para o desenvolvimento global de suas potencialidades. Para tanto, procuramos manter um bom relacionamento com a comunidade envolvendo os pais nas atividades escolares bem como nas decisões, que lhes são pertinentes. Buscamos ainda, parcerias com outras entidades, órgãos públicos e privados, objetivando implementar nossas atividades curriculares e fortalecer a gestão escolar.

   3 – FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

            A escola assenta sua atuação sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) nº 9394/96, que inaugura no âmbito legal a presença da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica e estabelece sua finalidade e formas de atendimento. Conforme explicitado em seus artigos 29 e 30. Assim...
“A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” (art29).
“A Educação Infantil será oferecida em creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade e em pré-escolas para crianças de quatro a cinco anos de idade” (art.30)

             A prática pedagógica está fundamentada na Corrente Teórica Sócio Interacionista que entende o conhecimento como resultado da interação com os outros, com o ambiente  a sua volta,enfim, com o universo cultural a que se  pertence..Portanto, cabe ao professor auxiliar cada criança  a realizar novas aprendizagens, oportunizando- lhes experiências diversificadas e motivadoras, capazes de desenvolver suas capacidades e fortalecer a construção de sua identidade.
Os professores apóiam-se ainda no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil na Proposta Curricular Municipal,  Cursos de Formação Continuada promovidos pela  a SEME(Secretaria    Municipal de Educação)anualmente e formação continuada realizada nos grupos de estudo e planejamento  na escola .
                                                                        
A INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS
          Somos uma escola inclusiva à medida que atendemos além dos alunos com necessidades educacionais específicas, uma comunidade muitas vezes excluída por conta de sua situação sócio- econômica menos favorecida.Por essa razão, temos nos esforçado ao longo dos anos para  aprimorar nossa prática no sentido de oferecer a essa comunidade um ensino de qualidade, que favoreça sua inserção social.
              Quanto à estrutura para o atendimento aos alunos portadores de necessidades físicas, nossa escola tem banheiro adaptado e rampas de acesso. Já em relação aos alunos com deficiência visual, intelectual, auditiva e altas habilidades estamos deixando a desejar, quanto ao conhecimento teórico dos temas. Até o momento, participamos de uma formação de 20 horas, no ano de 2006, com a equipe de profissionais do Centro de Ensino Especial Dom Bosco e no ano de 2007 uma oficina de 8 horas sobre altas habilidades. Ressentimo-nos da falta de uma política de formação continuada que nos possibilite o domínio de conhecimentos sobre o ensino com alunos com necessidades educacionais especiais.
            Contudo não nos acomodamos à ausência de uma formação específica e buscamos parcerias visando garantir a qualidade do atendimento às crianças com necessidades educacionais específicas. Anualmente informamos à Secretaria Municipal de Educação- SEME, quantas crianças necessitam de atendimento especializado e que tipo de ajuda necessitamos, em contrapartida a SEME nos informa a Unidade Educativa mais próxima que conte com uma sala de recursos para que encaminhemos essas crianças no contra turno para atendimento especializado.
            Também com o auxílio de técnicos da SEME e Centro de Apoio ao Surdo CAS, nossas professoras analisam os conhecimentos prévios dos alunos, elaboram atividades e adaptam materiais que contribuem para o desenvolvimento de suas potencialidades.
           

 A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR
         As leis federais nº 10. 639/ 2003 e 11.645/2008 alteram as Diretrizes e Bases da Educação Nacional fixadas pela Lei nº 9. 394/96 ao tornar obrigatório o ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena no Ensino Fundamental e no Ensino Médio em todos os sistemas de ensino. Diante disso, a Educação infantil, primeira etapa da Educação básica, não pode desconsiderar tais orientações, tampouco escamotear a realidade. É preciso que também problematizemos e combatamos o racismo no interior de nossas salas de aula. Pois, não é alheio ao cotidiano das crianças pequenas, o preconceito racial.
            De modo que o grupo de educadores de nossa escola têm consciência da necessidade de fazer o resgate histórico das contribuições culturais negras e indígenas , sua importância na formação etino-social do povo brasileiro, como forma de combater o mito da democracia racial, ainda presente em nossa sociedade
            Na escola estabelecem-se múltiplas interações e muitas delas são conflitantes, dentre essas estão a exclusão do colega do grupo porque é negro,gordo,indígena ou mesmo fala diferente dos demais. Portanto, cabe ao professor a partir dessas situações conflitantes, promover o debate no grupo, quebrar com essas barreiras da segregação de pessoas, atitudes racistas e preconceituosas não podem ser admitidas no convívio escolar. Contudo, não devemos esperar ao acaso por essas situações para se tratar do tema. Durante a execução dos projetos, há que se garantir sua abordagem, uma vez que é possível e necessária.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
            Durante o Projeto Folclore, por exemplo, temos oportunidades excelentes de resgatar aspectos da cultura africana, indígena e mesmo européia, incorporadas à cultura brasileira.
            O projeto Identidade na Diversidade, que também  tem o propósito de resgatar as origens de cada criança , deve abrir espaço para o resgate das origens do povo brasileiro, trabalhar as diferenças como características pessoais de cada indivíduo  combatendo a toda e qualquer forma de discriminação.Nele trabalhamos com as crianças textos informativos e lúdicos como o livro Menina Bonita do Laço de Fita de Maria Clara Machado, que explicam a existência de diferentes características físicas das pessoas, os diferentes tons de cor da pele, texturas de cabelo e formato de nariz . Fazemos isso por acreditarmos que o conhecimento é basilar no resgate ao respeito e a valorização do diferente.


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