1. FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS
Os avanços da
Psicologia Cognitiva no estudo do desenvolvimento humano permitiram salientar o
caráter construtivo do processo de aquisição do conhecimento. Segundo Jean
Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre através de constantes desequilíbrios
e equilibrações. O aparecimento de uma nova possibilidade orgânica no indivíduo
ou mudança de alguma característica do meio ambiente, por mínima que seja,
provoca a ruptura do estado de repouso da harmonia entre organismo e meio,
causando um desequilíbrio.
Uma vez em
estado de “desequilíbrio”, dois mecanismos entram em ação para alcançar novo
estado de equilíbrio. O primeiro é a “assimilação”, através dele o organismo
desenvolve ações destinadas a atribuir significações, a partir de conhecimentos
prévios aos elementos do ambiente com os quais interage.. O segundo é chamado
de “acomodação”e seu papel é impelir o organismo a se modificar para ajustar-
se às demandas impostas pelo ambiente.
Embora sejam
processos distintos, assimilação e acomodação, ocorrem ao mesmo tempo numa dada
realidade. Mesmo em alguns momentos um prevalecendo sobre o outro.Desta forma,
as professoras desta Escola se propõem a provocar situações desequilibradoras
para os alunos, , desequilíbrios esses adequados ao nível do desenvolvimento em que se encontram, de forma
que seja possível a construção progressiva das noções e operações, ao mesmo
tempo em que as crianças vivem intensamente.
Desta forma, mediante a realização de
situações de ensino- aprendizagem significativas, o aluno conseguirá construir,
modificar, diversificar e coordenar os seus esquemas, tecendo redes de
significados que potencializarão o seu crescimento pessoal e o seu conhecimento
do mundo físico-social.
Como
tem demonstrado Vygotsky, levando em conta o nível de desenvolvimento da
criança, há uma diferença entre o que o aluno é capaz de fazer sozinho e o que é capaz de fazer com a ajuda
de outro.Cabe à intervenção pedagógica ser uma facilitadora da ampliação da
zona de desenvolvimento proximal ,do aluno.Consideramos as interações professor
x aluno , aluno x aluno, aluno x equipe escolar são potencializadoras da
construção de diferentes saberes, necessários ao desenvolvimento integral das
crianças.Portanto, têm que ser
planejadas e avaliadas continuamente.
Em consonância com os Referenciais
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que diz
“...A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se
desenvolver como ser humano.Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver
capacidades”. Assim, organizamos nossa rotina escolar de modo a promover
situações que requeiram a aprendizagem de procedimentos, conceitos e atitudes
de cuidados com o corpo e ambiente em que vivem, visando sempre ampliar o que
já sabem fazer sozinhos, para que aos poucos, tornem- se autônomos no uso dos
banheiros, subir e descer escadas, uso do parquinho, escovação dos dentes,
dentre outros cuidados indispensáveis ao bem-estar e saúde do corpo.
Também de acordo com o Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil
“cabe ao professor a
tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas às crianças,
considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim
como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens
socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e
oferecer uma gama variada de experiências que responda, simultaneamente, às
demandas do grupo e às individualidades de cada criança.”(RECINEI , p....)
O professor deve conviver com os alunos;
observando seus comportamentos; conversando com eles; perguntando; sendo
interrogado por eles; realizando experiências; trabalhos individuais, em
diversos tipos de agrupamentos; como forma de estar, individualizando as
situações de aprendizagem e verdadeiramente contribuindo para a construção de
conhecimentos significativos a cada
educando.
Uma questão importante que afeta o
desenvolvimento e a aprendizagem da criança diz respeito ao brincar. Pois, a
brincadeira possibilita à criança agir em função de uma situação real ou
imaginária. Uma vez que nas brincadeiras as crianças expressam livremente seus
sentimentos, emoções, emoções, conhecimentos e significados já vivenciados e
elaborados por elas mesmas. Além disso, o brincar é uma oportunidade para a
interação com o outro de aprendizagens
sobre os objetos à sua volta, regras que organizam as relações humanas e
auxilia na tomada de decisões compartilhadas.Por isso, asseguramos momentos
diários de brincadeiras livres e dirigidas pela professora, como um importante
instrumento na promoção da aprendizagem e desenvolvimento de nossos alunos.
Concluímos
assim que a ação educativa na Educação Infantil comprometida com o
desenvolvimento integral da criança deve considerar a indissociabilidade do
cuidar, brincar e educar. Para isso devemos estar atentos às necessidades de
cada criança, para atendê-las em suas necessidades específicas, construindo
vínculos de confiança com elas e fortalecendo sua autonomia.
2. FUNDAMENTOS ÉTICOS
A Escola Municipal Afonso Pinto de Medeiros será conhecida como referência na comunidade e na Rede Municipal de Ensino, considerando que a nossa Visão Estratégica tem como valores o respeito, a criatividade, o compromisso e o zelo.
Respeito por desenvolvermos um trabalho voltado para a cidadania e inclusão social. As atividades são planejadas e desenvolvidas respeitando as diferenças individuais e o acompanhamento do professor é uma constante. Para verificarmos as mudanças e o crescimento do grupo, utilizamos diversos e eficazes meios didáticos.
Esta tarefa exige, sobretudo, sensibilidade, humanidade e cooperação entre os vários segmentos da comunidade escolar. Estes, agindo como pessoas sensíveis e capazes de observar o aluno como ser humano sujeito do próprio conhecimento.
Criatividade
para solucionar os problemas e superar as dificuldades. É no fazer cotidiano,
diante de atitudes equivocadas que todos vão se superando. Não temos medo do
novo, nesta escola o novo não assusta. Planejamos nossas ações, avaliamos os
resultados e replanejamos. Com criatividade enfrentamos os desafios sem medo de
não saber como fazer ou de experimentar o novo. Quando erramos, encaramos os
“erros” como positivos e inevitáveis, pois, aprendemos a partir deles. Erros
nesses casos são tentativas de acertos, é graças a eles que novos conhecimentos
são elaborados e novas descobertas são feitas.
Compromisso com a qualidade do trabalho que fazemos.
Para isso, cada funcionário é sensibilizado através de estudo e discussões a
desempenhar sua função com compromisso e zelo, onde cada um faz a sua parte,
com responsabilidade consigo mesmo, com a escola/alunos e com o mundo. Assim
temos: aulas atraentes; alimentação escolar bem
preparada; limpeza bem feita e comunidade contente com os resultados do
planejamento, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados por cada
aluno.
Zelo pela segurança e bem estar de nossos alunos e colegas de
trabalho, para isso tomamos algumas medidas necessárias como uso de carteira de
identificação para retirada das crianças da escola, definimos regras claras de
tratamento dispensado a alunos, funcionários e familiares em Regimento Interno
da Escola, promovemos palestras educativas à comunidade com temas atinentes à segurança
e saúde. Além disso, cuidamos e conservamos o patrimônio público sob nossa
responsabilidade.
Temos, portanto como visão de futuro que esta escola seja reconhecida pelas decisões
compartilhadas com respeito, criatividade, compromisso e zelo em tudo que
fazemos.
Nossa missão hoje é proporcionar ao educando um ensino de
qualidade, voltado para o desenvolvimento global de suas potencialidades. Para
tanto, procuramos manter um bom relacionamento com a comunidade envolvendo os
pais nas atividades escolares bem como nas decisões, que lhes são pertinentes.
Buscamos ainda, parcerias com outras entidades, órgãos públicos e privados,
objetivando implementar nossas atividades curriculares e fortalecer a gestão
escolar.
3 – FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
A
escola assenta sua atuação sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) nº
9394/96, que inaugura no âmbito legal a presença da Educação Infantil como
primeira etapa da Educação Básica e estabelece sua finalidade e formas de
atendimento. Conforme explicitado em seus artigos 29 e 30. Assim...
“A
Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o
desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus
aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da
família e da comunidade” (art29).
“A
Educação Infantil será oferecida em creches ou entidades equivalentes, para
crianças de até três anos de idade e em pré-escolas para crianças de quatro a
cinco anos de idade” (art.30)
A prática
pedagógica está fundamentada na Corrente Teórica Sócio Interacionista que
entende o conhecimento como resultado da interação com os outros, com o
ambiente a sua volta,enfim, com o
universo cultural a que se
pertence..Portanto, cabe ao professor auxiliar cada criança a realizar novas aprendizagens,
oportunizando- lhes experiências diversificadas e motivadoras, capazes de
desenvolver suas capacidades e fortalecer a construção de sua identidade.
Os professores apóiam-se ainda no Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil na Proposta Curricular Municipal, Cursos de Formação Continuada promovidos
pela a SEME(Secretaria Municipal de Educação)anualmente e formação
continuada realizada nos grupos de estudo e planejamento na escola .
A INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS
Somos uma escola inclusiva à medida que atendemos além
dos alunos com necessidades educacionais específicas, uma comunidade muitas
vezes excluída por conta de sua situação sócio- econômica menos favorecida.Por
essa razão, temos nos esforçado ao longo dos anos para aprimorar nossa prática no sentido de
oferecer a essa comunidade um ensino de qualidade, que favoreça sua inserção
social.
Quanto à estrutura para o atendimento aos alunos portadores de
necessidades físicas, nossa escola tem banheiro adaptado e rampas de acesso. Já
em relação aos alunos com deficiência visual, intelectual, auditiva e altas
habilidades estamos deixando a desejar, quanto ao conhecimento teórico dos
temas. Até o momento, participamos de uma formação de 20 horas, no ano de 2006,
com a equipe de profissionais do Centro de Ensino Especial Dom Bosco e no ano
de 2007 uma oficina de 8 horas sobre altas habilidades. Ressentimo-nos da falta
de uma política de formação continuada que nos possibilite o domínio de
conhecimentos sobre o ensino com alunos com necessidades educacionais
especiais.
Contudo não nos acomodamos à
ausência de uma formação específica e buscamos parcerias visando garantir a
qualidade do atendimento às crianças com necessidades educacionais específicas.
Anualmente informamos à Secretaria Municipal de Educação- SEME, quantas crianças
necessitam de atendimento especializado e que tipo de ajuda necessitamos, em
contrapartida a SEME nos informa a Unidade Educativa mais próxima que conte com
uma sala de recursos para que encaminhemos essas crianças no contra turno para
atendimento especializado.
Também com o auxílio de técnicos da
SEME e Centro de Apoio ao Surdo CAS, nossas professoras analisam os
conhecimentos prévios dos alunos, elaboram atividades e adaptam materiais que
contribuem para o desenvolvimento de suas potencialidades.
A CULTURA
AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR
As leis
federais nº 10. 639/ 2003 e 11.645/2008 alteram as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional fixadas pela Lei nº 9. 394/96 ao tornar obrigatório o ensino
de História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena no Ensino Fundamental e no
Ensino Médio em todos os sistemas de ensino. Diante disso, a Educação infantil, primeira etapa da Educação básica, não pode
desconsiderar tais
orientações, tampouco escamotear a realidade. É
preciso que também problematizemos e combatamos o racismo no interior de nossas
salas de aula. Pois, não é alheio ao cotidiano das crianças pequenas, o
preconceito racial.
De modo que o grupo de educadores de
nossa escola têm consciência da necessidade de fazer o resgate histórico das
contribuições culturais negras e indígenas , sua importância na formação
etino-social do povo brasileiro, como forma de combater o mito da democracia
racial, ainda presente em nossa sociedade
Na escola estabelecem-se múltiplas
interações e muitas delas são conflitantes, dentre essas estão a exclusão do
colega do grupo porque é negro,gordo,indígena ou mesmo fala diferente dos
demais. Portanto, cabe ao professor a partir dessas situações conflitantes,
promover o debate no grupo, quebrar com essas barreiras da segregação de
pessoas, atitudes racistas e preconceituosas não podem ser admitidas no
convívio escolar. Contudo, não devemos esperar ao acaso por essas situações
para se tratar do tema. Durante a execução dos projetos, há que se garantir sua
abordagem, uma vez que é possível e necessária.
Durante o Projeto Folclore, por
exemplo, temos oportunidades excelentes de resgatar aspectos da cultura
africana, indígena e mesmo européia, incorporadas à cultura brasileira.
O projeto Identidade na Diversidade,
que também tem o propósito de resgatar
as origens de cada criança , deve abrir espaço para o resgate das origens do
povo brasileiro, trabalhar as diferenças como características pessoais de cada
indivíduo combatendo a toda e qualquer
forma de discriminação.Nele trabalhamos com as crianças textos informativos e
lúdicos como o livro Menina Bonita do Laço de Fita de Maria Clara Machado, que
explicam a existência de diferentes características físicas das pessoas, os
diferentes tons de cor da pele, texturas de cabelo e formato de nariz . Fazemos
isso por acreditarmos que o conhecimento é basilar no resgate ao respeito e a
valorização do diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário