HISTÓRICO DA UNIDADE EDUCATIVA
Até 1991, o bairro Plácido de Castro constava com um grande número de crianças na faixa etária escolar, mesmo assim estavam fora da escola ou estudando em outro bairro.
Devido esta situação, o senhor Raimundo Nonato, na época Presidente do Bairro, juntamente com outros moradores foram à Prefeitura reivindicar a construção de uma escola. Pediram audiência ao então Prefeito Jorge Kalume, para tratar de um assunto visto que, no bairro existia uma área de terra muito grande que seria ideal para realização da obra.
Foram recebidos pelo chefe do Executivo que concordou plenamente com a reivindicação dos moradores.
Fizeram contato com o proprietário da terra, senhor Francisco Edilberto (Betão) para negociarem o terreno. O mesmo sensibilizou-se com a necessidade da comunidade fazendo uma doação. O Prefeito autorizou a construção da Escola que após, construída denominou-se de ESCOLA MUNICIPAL AFONSO PINTO DE MEDEIROS, em homenagem ao dono da terra, avô do senhor Francisco Edilberto.
A Escola Afonso Pinto de Medeiros foi criada pelo Decreto nº 3.100, em 21 de fevereiro de 1992 pelo Prefeito Jorge Kalume, situada na Rua Adalcides da Silva Gallo, nº 118, no Bairro Plácido de Castro. Contava com 02 salas de aula, 01 cantina, 01 sala para os professores, 01 sala para direção e secretaria, 03 banheiros.
A escola iniciou funcionando no 1º turno com Pré-escolar no horário de 7:00 às 11:00 horas com 56 alunos, no 2º turno 1ª e 2ª série com 72 alunos, no horário de 13:00 às 17:00 horas e no 3º turno 01 turma de Educação de Jovens e Adultos com 47 alunos no horário das 19:00 às 21: 30 horas.
Nesse primeiro momento para a direção da Escola foi nomeada a profª Maria Moreira Arruda Rangel e o quadro de pessoal era assim constituído: 01 diretora, 05 professores e 04 funcionários de apoio.
Em 1993, funcionou com 37 alunos de Pré-escolar, 57 alunos de 1ª série, 2ª série com 47 alunos, 01 turma de Educação de Jovens e Adultos com 21 alunos, totalizando 162 alunos. No final deste ano foi ampliada, em três salas de aulas. Ainda aconteceu a 1ª eleição para direção da Escola, sendo eleita e empossada a Profª Maria Moreira Arruda Rangel, para um mandato de 3 (três) anos.
Nos anos de 1993 à 1996 a Escola atendeu alunos de Pré III a 4ª série do Ensino Fundamental , sempre com clientela em torno de 350 (trezentos e cinqüenta) alunos.
No ano de 1997, aconteceu a 2ª eleição para a direção da Unidade Escolar sendo eleita a Profª. Sônia Alencar de Oliveira.
A partir de 1998, a Escola deixou de oferecer Educação Infantil, dedicando-se ao Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série com 326 alunos.No ano seguinte, passou a oferecer no 3º turno, Educação de Jovens e Adultos. Essa modalidade de Ensino foi oferecida à comunidade até o ano de 2004.Tendo sido extinta devido ao baixo número de matrícula e ao elevado número de evasão.
Em 2001, aconteceu a 3ª eleição para direção da Escola, tendo sido eleita a coordenadora pedagógica Raimunda Nonata Ferreira Gomes, que permaneceu no cargo até o ano de 2005.
No ano de 2005, houve mudanças substanciais no processo de eleição de diretores, expressas na Lei de Gestão Municipal 1.537, de 04 de julho. Sob essa nova legislação é eleita a nova gestora da Escola, Maria Nirce Soriano de Oliveira. .Para completar o tripé administrativo foram nomeadas e empossadas por esta gestora, a coordenadora administrativa Luciene de Almeida Barros Pinheiro e Maria do Socorro Marinho Carneiro como coordenadora de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário